segunda-feira, 9 de julho de 2007

UE estimulará países pobres a crescer com base nos biocombustíveis

A Comissão Européia anunciou nesta sexta-feira que estimulará os países em desenvolvimento a aproveitar a oportunidade de crescimento que a crescente indústria do biocombustível oferece.

O comissário de Desenvolvimento europeu, Louis Michel, e a representante de Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, anunciaram a decisão no encerramento da conferência mundial sobre biocombustíveis em Bruxelas, que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"A Europa deve se envolver e se comprometer com o desenvolvimento sustentável e com um sistema de comércio internacional que garanta o acesso eqüitativo a todos os mercados", afirmou Michel.

O comissário destacou que os países do ACP --77 Estados de África, Caribe e Pacífico-- estão em uma "posição privilegiada" para exportar seus biocombustíveis para a UE, já que não pagarão tarifas em suas exportações.

Michel explicou que as áreas mais pobres necessitam de um investimento público estrangeiro e também privado para poder desenvolver as tecnologias que permitam aos países explorar de forma eficaz e sustentável esta indústria.

O comissário reconheceu que há "riscos" alinhados ao crescimento rápido do setor nos países em desenvolvimento e que, para evitá-los, "devem ser promovidas políticas de acompanhamento entre os povos mais vulneráveis e os agricultores sem terras".

Para Michel, "atribuir uma percentagem de produção nacional a pequenos agricultores, promover uma segunda geração de biocombustíveis não derivados de matérias-primas alimentícias e declarar algumas terras como não sendo ótimas para o cultivo pode ajudar a evitar o desmatamento e a degradação do solo".

Michel também alertou para o risco de que os menos favorecidos sejam os primeiros afetados por uma eventual alta dos preços dos alimentos usados para fabricar biodiesel e bioetanol.

Para o desenvolvimento de um mercado internacional sustentável e seguro de biocombustíveis, Ferrero-Waldner defendeu a criação de um sistema de certidão internacional que permita identificar os produzidos e fornecidos de forma sustentável.

Lula apresentou na quinta-feira no mesmo fórum o sistema de certidão de bioetanol do Brasil, a potência mundial número um em biocombustível produzido a partir da cana-de-açúcar.

Folha online

Nenhum comentário: