quinta-feira, 14 de junho de 2007

Gigantes de computadores apoiam iniciativa do PC 'verde'

O Google e a Intel estão apoiando uma iniciativa gigantesca para reduzir emissões de dióxido de carbono. O plano ambicioso cria uma meta para que indústrias do setor reduzam a quantidade de energia consumida por computadores até 2010. As expectativas são de que o esquema corte emissões em 54 milhões de toneladas por ano - o equivalente a 11 milhões de carros ou 20 usinas de energia movidas a carvão, dizem representantes das empresas envolvidas.

Entre as companhias que participam da campanha estão Hewlett-Packard, Lenovo, Dell e Microsoft. Acredita-se que o efeito provocado por computadores e equipamentos relacionados sobre o meio-ambiente seja comparável ao da indústria da aviação.

- Até 2010, vamos dar um passo significativo na direção de reduzir as emissões que afetam o nosso planeta - disse Pat Gelsinger, vice-presidente do grupo de empreendimentos digitais da Intel.

Ele calcula que usar tecnologias mais eficientes no gasto de energia tornaria computadores cerca de US$ 20 mais caros. Servidores custariam por volta de US$ 30 a mais.

Estes custos, no entanto, seriam compensados por cortes nas contas de luz. A idéia é que as autoridades sejam encorajadas a oferecer descontos a consumidores que comprarem os coputadores "verdes".

JB on line


Nenhum comentário: