quarta-feira, 16 de maio de 2007

Satélite aponta enorme área de degelo na Antártida

REUTERS

WASHINGTON - Vastas áreas de neve na Antártida derreteram em 2005, quando as temperaturas subiram durante uma semana no verão, em um processo que pode acelerar o derretimento invisível sob a superfície, disse a Nasa na terça-feira.

Uma nova análise de dados de satélite mostra que uma área do tamanho da Califórnia derreteu e então recongelou -- o degelo mais significativo em 30 anos, segundo a agência espacial dos EUA.

Ao contrário do Ártico, a Antártida quase não se aqueceu no passado recente, à exceção da península Antártica, onde as capas de gelo vêm se rompendo.

Son Nghiem, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Califórnia, e Konrad Steffen, da Universidade do Colorado, em Boulder, mediram o acúmulo e derretimento da neve na Antártida entre julho de 1999 e julho de 2005.

Eles descobriram sinais de degelo em várias áreas, inclusive em elevações e no interior em janeiro de 2005, quando as temperaturas chegaram a até 5 graus Celsius.

- Aumentos no derretimento do gelo, como o de 2005, definitivamente poderiam ter um impacto sobre o derretimento de mais larga escala das capas de gelo da Antártida se elas forem severas ou constantes ao longo do tempo, disse Steffen em nota.

- A água da neve derretida pode penetrar nas capas de gelo por meio de rachaduras e pequenos poços glaciais tubulares. Se houver água derretida suficiente, ela pode atingir o fundo da capa de gelo. Essa água pode lubrificar a parte de baixo da capa de gelo no leito rochoso, fazendo com que a massa de gelo se desloque mais rápido na direção do oceano, aumentando o nível do mar, disse.

Nenhum comentário: