quarta-feira, 2 de maio de 2007

ONU nomeia enviados especiais para mudança climática

O secretário-geral das Nações Unidas anunciou nesta terça-feira, 1º, a nomeação de três enviados especiais para a mudança climática, cargos que, segundo a ONU, refletem o compromisso de Ban Ki-moon com o problema global.

Os enviados são o ex-premier da Noruega Gro Harlem Brundtland; o ex-ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul Han Seung-soo; e o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos.

Os três atuarão ao lado de chefes de Estado de todo o mundo para auxiliar Ban em suas consultas sobre como acelerar as negociações internacionais sobre a mudança climática, diz nota distribuída pela ONU.

Ban fez do aquecimento global uma de suas prioridades desde que assumiu o cargo, em janeiro, e vem destacando que a mudança no clima da Terra não terá apenas conseqüências econômicas e sociais, mas afetará também a paz e a segurança das nações.

As nomeações ocorrem no momento em que a questão assume proeminência no cenário mundial. Representantes de todo o mundo estão reunidos em Bangcoc, na Tailândia, para aprovar um relatório sobre como reduzir os efeitos danosos da mudança climática.

(Fonte: Associated Press / Estadao.com.br)

Nenhum comentário: