terça-feira, 1 de maio de 2007

Japão e EUA coordenarão seus esforços contra o efeito estufa

Os Governos de Japão e Estados Unidos coordenarão seus esforços para lutar contra o aquecimento global a partir de 2012, quando termina a vigência do Protocolo de Kyoto, segundo informa a agência de notícias japonesa Kyodo.

Ambos os países emitirão na próxima sexta-feira (27), um comunicado conjunto no qual incluirão o acordo ambiental, após a reunião que está prevista entre o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente americano, George W. Bush, em Camp David.

Abe inicia na quinta-feira (26), uma viagem oficial de nove dias nos quais visitará os EUA e o Oriente Médio.

Segundo a Kyodo, ainda restam alguns detalhes pendentes para fechar definitivamente o compromisso, que têm a ver com as medidas concretas que serão aplicadas, entre elas, o estabelecimento de um gabinete consultivo, assim como o trabalho conjunto para desenvolver tecnologias de economia energética.

Bush, que mantém sua postura contrária ao Protocolo de Kyoto, manifestou seu compromisso para reduzir o consumo de combustível e lutar contra o aquecimento da Terra, dentro de seu discurso sobre o Estado da União em janeiro.

O governo Abe volta a demonstrar que quer levar a iniciativa sobre os acordos internacionais de proteção ambiental, depois de, em 11 de abril, obter o sinal verde da China para cooperar na redução dos gases do efeito estufa, uma vez que em 2012 vence o Protocolo de Kyoto.

O Japão está trabalhando intensamente para confirmar as posturas dos países que não ratificaram o acordo de Kyoto, às vésperas da reunião do G8 que será realizada neste país no próximo ano.

Nesta mesma semana, Abe assegurou que "não faz sentido" estabelecer um compromisso internacional que exclua China, Índia e EUA, três países que atualmente estão fora do Protocolo de Kyoto.
(Efe/ Estadão Online)

Nenhum comentário: