quarta-feira, 30 de maio de 2007

EUA repudiam proposta européia de redução de emissões de CO2

O presidente do Conselho de Qualidade Ambiental da Casa Branca diz que os Estados Unidos não são contra o estabelecimento de metas, mas que preferem focar em setores específicos

Os Estados Unidos rejeitam as metas globais de redução das emissões de dióxido de carbono, disse o conselheiro para questões ambientais do presidente George W. Bush.

O presidente do Conselho de Qualidade Ambiental da Casa Branca, James Connaughton, disse que os Estados Unidos não são contra o estabelecimento de metas, mas que preferem focar em setores específicos, como carvão mais limpo ou menor dependência de gasolina. "Os EUA têm um conjunto diferente de metas", declarou.

A Alemanha, que detém as presidências do Grupo dos Oito e da União Européia, está propondo o chamado alvo de dois graus, pelo qual a temperatura global não poderia subir mais do que 2º C sobre os níveis pré-industriais. Especialistas afirmam que atingir essa meta requer uma redução de 50% nas emissões de carbono até 2050, sobre o nível base de 1990.

Connaughton, que participa de um giro europeu com membros do Congresso americano, disse que os Estados Unidos preferem "fixar metas no contexto das circunstâncias nacionais".

Em Hamburgo, países europeus, incluindo potências emergentes como China e Índia, concordaram em apoiar um apelo europeu pela elaboração de um novo tratado de combate à mudança climática até 2009.

Estadão on line

Nenhum comentário: