quarta-feira, 16 de maio de 2007

Encontro entre prefeitos de todo o mundo discute aquecimento

Líderes de cidades de todo o mundo se reuniram nesta terça-feira (15), para um encontro ambiental promovido pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, e pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. A reunião tem como meta transmitir a mensagem de que a campanha para reverter o aquecimento começa com os prefeitos de todo o mundo.

"A batalha para deter as mudanças climáticas será vencida ou perdida" nas cidades, disse o prefeito de Londres, Ken Livingstone.

Prefeitos e líderes locais de mais de 30 cidades estiveram presentes na inauguração da conferência, conhecida como Encontro Climático de Cidades Grandes C40, cujo primeiro encontro aconteceu em 2005, em Londres.

Organizadores do evento afirmam que as cidades têm grande participação na mudança climática pois, mesmo cobrindo apenas 1% de toda a superfície terrestre, elas geram 80% dos gases-estufa produzidos no mundo.

"Nossa questão não é se devemos trabalhar juntos, pois sabemos que devemos. (A questão) é como e com que rapidez poderemos fazer isso", disse o vice-prefeito de Nova York, Dan Doctoroff.

A reunião ocorre no momento em que muitos países lutam para criar padrões nacionais e globais para a redução de carbono.

Quando ocorrer o encontro do G-8, grupo dos oito países mais industrializados do mundo, na Alemanha, em junho, a mudança climática estará em pauta. Enquanto isso, os prefeitos disseram nesta terça-feira que os governos não podem mais esperar. "Onde os governos não podem ou não lideram, as cidades irão liderar", disse o prefeito de Toronto, David Miller.

Organizadores da conferência, que termina na quinta-feira, também convidaram alguns executivos para a reunião anual em um esforço para envolver o setor privado. Eles esperam convencer as companhias de que medidas "verdes" representam uma ação econômica rentável.
(Associated Press/ Estadão Online)

Nenhum comentário: