terça-feira, 1 de maio de 2007

Croácia ratifica o Protocolo de Kyoto

O Parlamento croata ratificou nesta sexta-feira (27) o Protocolo de Kyoto para o controle de emissões de gases estufa, com vistas a reduzir o aquecimento global, que afeta o clima na Terra.

A Croácia assinou o protocolo em 1999, mas não o ratificou até obter a luz verde para um limite maior das emissões anuais de dióxido de carbono, que foi garantida no ano passado. Segundo o compromisso assumido no protocolo, a Croácia deverá emitir, a partir de agora, mais de 34,62 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.

Para cumprir com seus compromissos, o país dos Bálcãs planeja dar alguns passos, tais como construir fazendas eólicas e instalações usando biomassa, aumentando o uso de biocombustíveis e energia solar.

O Protocolo de Kyoto prevê que os países industrializados que o assinaram ou ratificaram façam cortes em suas emissões de gases estufa. Os Estados Unidos se negaram a ratificá-lo. Segundo seu presente formato, os países em desenvolvimento, como China e Índia, que se tornaram recentemente grandes poluentes, não precisam se comprometer com os cortes.
(Fonte: France Presse / Portal G1)

Nenhum comentário: