quarta-feira, 23 de maio de 2007

Bush confia em acordo do G8 sobre princípios básicos climáticos

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse na segunda-feira que é possível que os líderes do G8 sejam capazes de alcançar, no mês que vem, um acordo sobre alguns princípios básicos sobre como combater as mudanças climáticas globais.

Mas Bush, em entrevista à Reuters, afirmou duvidar que pode haver uma abordagem efetiva para lidar com a mudança climática globalmente sem a participação de grandes poluidores como China e Índia.

Os líderes de Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, Canadá, Japão e Itália se encontrarão em um resort na cidade de Heligendamm, Alemanha, entre 6 e 8 de junho, e a chanceler alemã, Angela Merkel, colocou a mudança climática no topo da agenda.

Questionado se espera que um acordo possa acontecer na cúpula, Bush disse: - É muito cedo para dizer agora. Eu espero que sim. Espero que possamos alcançar um acordo em alguns princípios básicos... Acho que podemos alcançar um acordo sobre os princípios.

Ele disse querer trabalhar com os europeus, chineses e indianos para que seja proposto um jeito de reduzir gases do efeito estufa, considerados responsáveis pelo aquecimento global, sem colocar em perigo o crescimento econômico, e promover as chamadas 'tecnologias limpas'.

Jornal do Brasil on line

Nenhum comentário: