quinta-feira, 12 de abril de 2007

Nova York/EUA polui tanto quanto Portugal, diz estudo

A cidade de Nova York produz quase 1% de todas as emissões de gases do efeito estufa dos Estados Unidos, uma quantia de poluição comparável à de países inteiros, como Portugal ou a Irlanda, informa um estudo realizado pela prefeitura local.

O trabalho, divulgado na terça-feira (10), foi encomendado pelo prefeito Michael Bloomberg, para avaliar o progresso do município rumo à meta de cortar suas emissões em 30% até 2030. O levantamento foi executado pelo Gabinete de Sustentabilidade e Planejamento de Longo Prazo, ligado diretamente ao prefeito.

"É preciso ter uma base de comparação, senão estaremos falando à toa quando discutimos o que funciona e o que não funciona - jamais saberemos quais medidas fizeram diferença", disse Bloomberg.

O estudo determinou que prédios, metrôs, ônibus, carros e a decomposição do lixo, na cidade mais populosa dos EUA, geraram uma emissão líquida de 53,8 milhões de toneladas de gases causadores do efeito estufa, em 2005. O relatório afirma que as emissões da cidade "são, atualmente, da mesma proporção que as da Irlanda ou Portugal". O total de missões dos EUA em 2005 foi de 7,26 bilhões de toneladas.

O Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC), uma rede de cientistas patrocinada pela ONU, advertiu, em relatório divulgado na última semana, para os perigos catastróficos trazidos pelo aquecimento global, como enchentes, doenças, falta de comida.

Nova York tem 2,7% da população dos EUA, e o habitante médio da cidade contribui com menos de um terço da poluição gerada pelo americano típico. Isto se deve, principalmente, à popularidade do sistema de transporte coletivo, afirmam autoridades.

(Associated Press/ Estadão Online)

Nenhum comentário: