segunda-feira, 23 de abril de 2007

Mudança no clima é maior desafio para o mundo, diz Annan

As mudanças no clima e no meio ambiente são hoje os principais desafios para a comunidade internacional, e se não forem enfrentados podem arruinar o desenvolvimento, disse nesta sexta-feira (20) Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU.

"Se não controlarmos o clima, se não enfrentarmos os desafios do meio ambiente, todos os outros esforços que estamos fazendo podem ser eliminados", disse Annan a jornalistas depois de falar ao Partido Trabalhista Norueguês.

Cientistas afirmam que as atividades humanas, especialmente as emissões de gases-estufa pela queima de combustíveis fósseis, estão aquecendo o clima da Terra. Segundo eles, isso pode causar a elevação dos níveis dos oceanos, a expansão dos desertos e a ocorrência de mais secas e enchentes, desalojando milhões de pessoas e provocando crises econômicas, políticas e humanitárias.

Annan, que deixou a frente da ONU no final de 2006, depois de dez anos no cargo, disse que o meio ambiente será um grande limitador do crescimento e do desenvolvimento no mundo todo.

"Não podemos continuar a consumir os recursos do mundo como se não houvesse amanhã, como se novas gerações não estivessem chegando depois da nossa", disse ele. "Todos os grandes desafios que enfrentamos hoje não podem ser abordados por apenas um país, por mais poderoso que ele seja. Isso requer cooperação internacional".

Para Annan, isso também se aplica a outras áreas, como ao combate a doenças infecciosas, à degradação ambiental, ao terrorismo, às armas de destruição em massa e ao crime internacional organizado. O ex-chefe da ONU elogiou o novo plano da Noruega de reduzir a zero o saldo de suas emissões de carbono até 2050. "Não sei se o resto do mundo vai ter esse nível de ambição, mas esse deveria ser seu objetivo", disse ele.

(JB Oline)

Nenhum comentário: