domingo, 8 de abril de 2007

Merkel quer que G8 se envolva na proteção do clima

A chanceler alemã, Angela Merkel, ratificou seu propósito de envolver o Grupo dos Oito (G8) na proteção do clima, questão que será abordada na próxima cúpula dos sete países mais industrializados e a Rússia, em junho.

"O relatório dos especialistas confirma que a mudança climática é um fato", afirmou a chanceler, em declarações que serão publicadas na edição de amanhã do jornal "Süddeutsche Zeitung".

É preciso que haja "uma atuação rápida e decidida para limitar o aumento das temperaturas e reduzir as emissões de CO2", acrescenta Merkel.

A chanceler, que insistiu repetidamente em que a União Européia deve assumir "um papel de liderança" na proteção do clima, abordará essa questão na reunião de junho do G8, no balneário de Heiligendamm, junto ao Báltico.

"Meu objetivo é que todos os países assumam sua responsabilidade na proteção do meio ambiente", acrescenta a chefe do Governo alemão e presidente rotativa da UE e do G8. (Estadão Online)


Relatório
Merkel fez tais declarações após o acordo alcançado nesta sexta por especialistas de mais de cem países do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, para o relatório sobre a vulnerabilidade e o impacto que este processo terá no meio ambiente e na sociedade.

Os especialistas, reunidos em Bruxelas, chegaram a um acordo após uma reunião que se prolongou durante toda a noite e a manhã de hoje. Esta é a segunda reunião do painel intergovernamental, estabelecido em 1988 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Organização Meteorológica Mundial.

Está previsto que o painel se reúna em Bangcoc e em Valência (Espanha), onde será apresentada em novembro uma síntese de seu trabalho para ser levada aos Governos.

Nenhum comentário: