segunda-feira, 23 de abril de 2007

Especialista: aquecimento devastará a costa indiana

Vilarejos e cidades ao longo da costa leste da Índia serão devastadas com o aquecimento global que intensificará ciclones e elevará os níveis do mar, erodindo vastos trechos das margens, disse uma autoridade em clima nesta sexta-feira (20).

Especialistas alertam que enquanto a temperatura subir, o subcontinente indiano - lar de cerca de um sexto da humanidade - será fortemente atingido com mais frequentes e severos desastres naturais, como inundações e tempestades, além de causar mais doenças e fome.

"O aquecimento global começou a mostrar seus efeitos de longo alcance aqui", disse Pranabes Sanyal, o representante do leste da Índia na Autoridade Nacional de Controle para a Zona Costeira. "Muitas vilas e cidades ao longo da costa serão devastadas pelas mudanças climáticas nos próximos anos".

Milhões de pessoas vivem ao longo da costa leste indiana de 3.7 mil Km de extensão e permanecem vulneráveis a tempestades, enchentes e tsunamis. O tsunami no oceano Índico em 2004 matou 230 mil pessoas, cerca de 16 mil só na Índia.
(Reuters/ Terra)

Nenhum comentário: