domingo, 18 de março de 2007

Ministro alemão quer impor produção de carros menos poluentes

da Efe, em Berlim
17/03/2007

O ministro de Transportes da Alemanha, o social-democrata Wolfgang Tiefensee, defendeu a idéia de obrigar as indústrias de automóveis da União Européia a reduzir para 120 gramas de CO2 por quilômetro as emissões dos veículos novos.

"A indústria automobilística européia deve, até 2012, reduzir suas emissões de CO2 a uma média de 130 gramas por quilômetro. Os outros 10 gramas necessários para chegar à meta de 120 seriam cortados com a mistura de biocombustíveis e novas tecnologias", disse Tiefensee em entrevista à revista "Focus".

Tiefensee, atual presidente do Conselho de Ministros de Transportes da UE, lembra que o objetivo de 120 gramas por quilômetro até 2012 é uma média. "Um utilitário não pode emitir tanto CO2 quanto um sedan", observou. A taxa atual é de 161 gramas por quilômetro.

Os países da UE apoiaram em fevereiro uma proposta para obrigar a reduzir as emissões de CO2 dos carros novos em 25% a partir de 2012, como parte dos esforços para combater a mudança climática.

A Associação de Construtores Europeus de Automóveis, porém, insiste que as tecnologias para reduzir as emissões são caras e os consumidores rejeitam os veículos que as incorporam. A entidade pede incentivos aos carros menos poluentes.

Nenhum comentário: